Deputado Sperafico vota favorável a PL que põe fim a benefícios a invasores de terra

Deputado Sperafico em atuação na Câmara dos Deputados. (Foto: Agência Progressistas)

Projeto de Lei 709/2023 prevê sanções a invasores de propriedades rurais

Por Clóvis Pedrini Jr.

Em uma sessão marcada por intensos debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (21) o Projeto de Lei 709/23, com 313 votos favoráveis e 120 contrários. A decisão é vista como uma vitória significativa da bancada ruralista. O PL 709/23 faz parte de um pacote legislativo conhecido como “pacote anti-invasão de terra”, composto por 17 propostas que visam combater às invasões.

O texto aprovado estabelece penalidades severas para quem praticar os crimes de invasão de domicílio ou esbulho possessório. De acordo com o projeto, invasores que utilizarem violência, grave ameaça ou agirem em grupos de mais de duas pessoas para invadir terrenos ou edifícios alheios, enfrentarão as seguintes restrições:

  • Proibição de contratar com o poder público em todos os âmbitos federativos.
  • Proibição de inscrever-se em concursos públicos ou processos seletivos para a nomeação em cargos, empregos ou funções públicas.
  • Proibição de ser nomeado em cargos públicos comissionados.
  • Proibição de receber auxílios, benefícios e participar de programas do governo federal.

O Deputado Federal Dilceu Sperafico (Progressistas/Paraná), um dos principais defensores do projeto, celebrou a aprovação e destacou a importância da medida para agricultores e o setor privado. “Esse PL é muito importante, em especial para os agricultores e para a iniciativa privada e vem de encontro com os anseios da sociedade, pois visa coibir as invasões de terras”, afirmou Sperafico.

A votação reflete o crescente apoio às propostas que buscam endurecer as penas contra invasores de terras, uma pauta prioritária para a bancada ruralista. Com a aprovação do PL 709/23, o governo federal dá um passo importante na implementação de uma agenda que visa proteger a propriedade privada e fortalecer o agronegócio no país.

A decisão da Câmara dos Deputados abre caminho para que outras propostas do “pacote anti-invasão de terra” sejam debatidas e votadas, sinalizando um período de mudanças significativas nas políticas agrárias e de segurança no campo.

Com a aprovação do PL 709/23, a bancada ruralista reforça seu poder e influência no Congresso, e os próximos passos serão acompanhados de perto por todos os setores envolvidos, desde os grandes proprietários rurais até os movimentos sociais e defensores da reforma agrária.

Ouça o áudio abaixo:

 

Voltar à página inicial

Veja Também

Na COP29, ministro Paulo Teixeira apresenta balanço dos primeiros meses do Plano Safra da Agricultura Familiar

Na COP29, ministro Paulo Teixeira apresenta balanço dos primeiros meses do Plano Safra da Agricultura Familiar

A 5ª Reunião do Comitê de Governança e Gestão Estratégica, promovida pelo Instituto Interamericano de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *