Em quase dois anos, Brasil dobra o número de usuários da PrEP

Em quase dois anos, Brasil dobra o número de usuários da PrEP
Agência Gov | Via Ministério da Saúde

Recentemente, o Brasil atingiu a marca de 104 mil usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) . Em 2022, o quantitativo era de 50,7 mil usuários. Esse marco reforça o compromisso do governo brasileiro na resposta ao HIV e à aids, garantindo que mais pessoas tenham acesso a estratégias de prevenção eficazes e seguras.

Distribuída gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) , a PrEP é uma estratégia essencial na prevenção da infecção pelo HIV, além de ser considerada pelo Ministério da Saúde uma das principais iniciativas para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030.

“É preciso continuar os esforços para expansão do acesso a PrEP para todas as pessoas que precisam, especialmente para populações em situação de maior vulnerabilidade para o HIV, que normalmente são aquelas com mais dificuldade de acesso a serviços de saúde”, afirma o coordenador-geral de Vigilância do HIV e Aids (CGHA) do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis , Artur Kalichman.

“Desde sua incorporação ao SUS ao final de 2017, temos trabalhado para ampliar o acesso, garantir a continuidade do acompanhamento e conscientizar a população sobre essa importante ferramenta de prevenção combinada”, complementa.

Kalichman reforça ainda que esse resultado é fruto do esforço conjunto de gestores públicos, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil, sendo uma conquista para todos os usuários do SUS, que entenderam a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

Junio Silva
Ministério da Saúde

Agência Gov

Voltar à página inicial

Check Also

Deputado Sperafico assina proposta que aumenta em um ponto percentual recursos do FPM

Deputado Federal Dilceu Sperafico assina proposta que aumenta em um ponto percentual recursos do FPM

Os recursos financiam políticas de saúde, educação, saneamento e habitação de interesse social Por Edmar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *