Reunião com o prefeito de Toledo aborda projeto de produção de energia sustentável

Projeto de produção de energia sustentável (Foto: Wanderson Schumacher)

O programa propõe aproveitamento de resíduos e carcaças de animais para transformação em energia

Na quinta-feira (09), o prefeito Mario Costenaro recebeu em seu gabinete representantes da Cooperativa de Geração de Energias Sustentáveis e Saneamento Rural (Ambicoop) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles apresentaram ao prefeito um projeto para aproveitamento de resíduos de origem animal para geração de energia sustentável.

Também estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito Lucio De Marchi, a secretária de Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento da Prefeitura de Toledo, Luiz Carlos Bombardelli, entre outros.

O projeto apresentado consiste na implementação de unidades centralizadas por microrregião, que aproveitam carcaças de animais mortos e dejetos para tratar e transformar em biogás, adubos e biofertilizantes. A ideia é aproveitar todos os resíduos orgânicos e biomassas dos municípios da região oeste do estado do Paraná.

Para Luiz Bombardelli, o projeto vai ao encontro do que o mundo está procurando, que são energias limpas e sustentáveis. “Ele pode trazer o benefício de viabilizar o descarte de resíduos e de carcaças de animais, que é um problema sério dos produtores. Consequentemente, o projeto pode possibilitar que os produtores ampliem a produção de suínos”, ressaltou o diretor.

“O município de Toledo e a nossa região é a que tem o maior potencial de biomassa orgânica resultante das cadeias de produção de suinocultura, avicultura, etc.”, salientou o assessor técnico da Ambicoop, Neudi Mosconi. Ele explicou que esses produtos são, hoje, um problema ambiental, mas que podem se tornar uma matéria prima para produzir o que o mundo necessita, que são energias “verdes”.

Luiz Bombardelli explicou que a participação da Prefeitura de Toledo para viabilizar o projeto é relativamente simples, em termos de recursos. “A contrapartida do município seria simples, como terraplanagem para viabilizar uma estrutura física, ou um começo de construção”, informou.

O prefeito Mario Costenaro afirmou que vê a transformação dos passivos ambientais em oportunidade de energia, principalmente no oeste do Paraná, como uma condição fundamental para que a região mantenha a sustentabilidade econômica. “Eu sou, realmente, pela união de esforços. Quando se trata de aproveitamento de resíduos para desafogar a cadeia produtiva, significa que estamos no foco certo. Nosso maior interesse é que a questão se viabilize, mas para isso, precisamos entender todos os pormenores do projeto”, destacou o prefeito.

 

Prefeitura do Município de Toledo – Pr

Veja Também

Cota única e primeira parcela do IPVA vencem na próxima semana; veja como pagar

Em ambos os casos, os vencimentos acontecem entre os dias 20 e 24 de janeiro, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *