
Evento aberto ao público nos dias 25 e 26 de abril na PUCPR abordará temas como desenvolvimento urbano, moradia, saneamento e mobilidade, com participação de autoridades e especialistas.
A Prefeitura de Toledo convoca a população para a 7ª Conferência Municipal da Cidade, um espaço de debate e formulação de políticas urbanas para o município. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril (sexta-feira e sábado) no auditório Dom Anuar Battisti, localizado no câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de Toledo, na Avenida União, 500, Vila Becker.
Com o tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência visa estimular a participação dos cidadãos na construção e aprimoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano. Serão discutidas questões cruciais como moradia, saneamento básico, mobilidade urbana e planejamento da cidade.
Os interessados em participar podem se inscrever online através do link: https://docs.google.com/forms/d/1rIUuQztKaoSOPvMqvX9uQvLVLVVSsNkPVBqEclL0Unc/prefill. No mesmo link, a programação completa do evento está disponível para consulta.
Programação Detalhada:
A programação terá início na sexta-feira (25), às 18h, com o credenciamento e recepção dos participantes. A cerimônia de abertura contará com a presença do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle. Em seguida, o primeiro eixo temático, “Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas”, será iniciado com a palestra “Planejamento das Políticas Públicas”, ministrada pelo promotor de Justiça Giovani Ferri. A noite seguirá com a discussão e atualização do regimento e da lei do Conselho da Cidade de Toledo, conduzida pelo secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Ronald Peixoto Drabik (20h30), culminando com a eleição dos membros do conselho (21h).
Leia também:
- Deputado Sperafico assina urgência na anistia a manifestantes
- Toledo se consolida como polo de medicina no Paraná com novo curso da PUC
- Toledo recebe certificação máxima do Governo do Paraná por avanços no esporte
No sábado (26), as atividades serão retomadas às 8h com a quarta e última atividade do primeiro eixo: a palestra “Articulação entre os principais setores urbanos”, apresentada pelo advogado Jurandir Parzianello, representante do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Às 9h, o titular da Assessoria Especial de Governo do Gabinete do Prefeito, Neuroci Antonio Frizzo, abordará o tema “Gestão estratégica e financiamento no setor público”, referente ao Eixo 2 da conferência.
O Eixo 3, que trata dos “Grandes temas transversais”, terá início às 9h30 com a palestra sobre “Sustentabilidade ambiental”, conduzida por Volnei Bisognin, diretor de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra (IAT). Logo após, às 10h15, o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (SGB), representando a Defesa Civil do Paraná, falará sobre “Emergências climáticas”.
Após um grupo de discussão (11h) e o intervalo para almoço (12h às 13h30), a programação da tarde será retomada com duas palestras: “Transformação digital” (13h30), ministrada pelo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Edson Tavares de Camargo; e “Território inclusivo e justiça social” (14h15), com a secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Ferrari. O evento será encerrado com um último grupo de discussão, seguido pela leitura e aprovação das 20 propostas que emergirem dos debates (16h) e a eleição dos 28 delegados (17h) que representarão Toledo na 7ª Conferência Estadual das Cidades, agendada para os dias 11, 12 e 13 de junho em Foz do Iguaçu. A etapa estadual definirá os representantes do Paraná para a Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro.
Participação Paritária:
O coordenador da conferência e secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Ronald Peixoto Drabik, enfatizou a importância da participação de diversos setores da sociedade. Ele explicou que tanto os 28 integrantes do Conselho da Cidade de Toledo quanto os 28 delegados para a Conferência Estadual serão escolhidos de forma paritária, seguindo um regramento específico que garante a representatividade de diferentes esferas. “O poder público tem direito a 12 integrantes, sendo 8 do Executivo e 4 do Legislativo; movimentos populares, 7; trabalhadores e empresários, 3 cada; entidades, 2; e organizações não governamentais, 1”, detalhou Drabik.
O secretário reforçou o convite à população toledana: “Por se tratar de um assunto tão abrangente, que interfere diariamente na vida do nosso cidadão, é fundamental que toda a sociedade toledana esteja envolvida nesse debate e participe das discussões do evento e também nos encaminhamentos que surgirão após a conferência”.
Via Assessoria de Comunicação do Município de Toledo