Toledo: Motociclista é flagrado com maconha e moto barulhenta durante patrulhamento. Irmãos são detidos por posse ilegal de armas após denúncia de ameaça.
Marechal Cândido Rondon: Bateria de maquinário é furtada em obra. Usuários de drogas são abordados com maconha perto de circo. Gestante denuncia companheiro por violência doméstica e ameaças.
DETALHES DAS OCORRÊNCIAS:
Toledo: ROCAM flagra motociclista com maconha e notifica por ruído excessivo
Em Toledo, na noite de segunda-feira (14), por volta das 21h30, uma equipe da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) do 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar) abordou um motociclista na Rua Coronel Angelo Melo devido ao barulho excessivo emitido pelo veículo. Durante a fiscalização, os policiais identificaram o condutor, um jovem de 23 anos habilitado na categoria “AB”. A motocicleta, uma Honda/CG 150 Titan KS, apresentava modificação no silenciador, sendo a causa do alto ruído.
Na revista pessoal ao condutor, os policiais encontraram no bolso direito de sua calça uma pequena porção de maconha, acondicionada em forma de cigarro, pesando aproximadamente um grama. Ao ser questionado, o jovem admitiu ser usuário da droga há cerca de 12 anos.
Diante das irregularidades de trânsito, foram lavradas as notificações pertinentes ao artigo 230-XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que versa sobre a condução de veículo com descarga livre ou silenciador de motor defeituoso, deficiente ou inoperante. A motocicleta foi removida ao pátio do 19º BPM para as providências cabíveis. Em relação ao porte da substância entorpecente, foi elaborado um Termo Circunstanciado em desfavor do condutor, sendo a droga apreendida e encaminhada ao cartório do batalhão. O indivíduo foi liberado após a lavratura do termo.
Toledo: Disputa familiar termina com dois irmãos presos por posse ilegal de armas
Uma ocorrência de ameaça no bairro São Francisco, em Toledo, por volta das 22h37 de segunda-feira (14), culminou na prisão de dois irmãos por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. A Polícia Militar foi acionada após a denúncia de que um homem estaria ameaçando seu irmão e sua mãe com uma arma.
No local, os policiais abordaram o suspeito, um indivíduo vestindo calça jeans, camiseta preta e chinelos, apontado pelos familiares como o proprietário da arma. Inicialmente, ele negou veementemente possuir qualquer armamento e alegou que seu irmão estaria embriagado e alterado. O irmão que fez a denúncia, por sua vez, negou ter visto uma arma, afirmando que o objeto em questão era um copo preto que estava sobre o sofá. O suspeito chegou a declarar que o irmão “tem problemas na cabeça e não fala coisa com coisa”.
A mãe dos envolvidos confirmou aos policiais que seu filho possuía uma arma de fogo, mas desconhecia seu paradeiro. O irmão solicitante demonstrava agitação e insistia que o irmão “não tinha nada, que era só um copo na mão”, o que motivou a equipe policial a realizar buscas na residência com a autorização da mãe e do pai dos homens, que também estavam presentes.
Durante as buscas, os policiais localizaram uma espingarda calibre 36, da marca Boito, com capacidade para um tiro, escondida em cima de um guarda-roupa em um dos quartos. Nenhuma munição para esta arma foi encontrada. Após a descoberta da espingarda, o suspeito foi novamente questionado e confessou que “o revólver estaria escondido debaixo dos pés de cana no lote baldio ao lado”. Ele acompanhou a equipe até o local indicado, onde foi encontrado um revólver de cor escura, da marca Taurus, calibre 38 SPL, com capacidade para seis disparos, carregado com cinco munições intactas e uma picotada. Próximo ao revólver, dentro de uma meia escura, foram encontradas mais 15 munições, sendo uma deflagrada e seis picotadas.
Ao retornarem à residência e perguntarem sobre a propriedade da espingarda, nenhum dos irmãos assumiu a posse. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois envolvidos, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Toledo pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ambos foram algemados durante o transporte, e as armas e munições apreendidas foram entregues à autoridade policial para as providências legais.
Marechal Cândido Rondon: Furto de bateria de rolo compactador é registrado em Porto Mendes
Em Marechal Cândido Rondon, um furto de bateria de maquinário foi registrado na manhã de segunda-feira (14), por volta das 08h45, no distrito de Porto Mendes. Segundo o encarregado da empresa responsável por obras na localidade, um rolo compactador de solo foi estacionado na Rua Medianeira, ao lado da obra, no sábado (12) por volta das 12h00.
Ao retornarem para o trabalho na segunda-feira, por volta das 08h00, os funcionários da empresa constataram o furto da bateria da máquina, uma Caterpillar de 150 amperes. O compartimento da bateria possuía parafusos, que foram removidos para a sua retirada. A Polícia Militar foi acionada, realizou patrulhamento na área e orientou o noticiante sobre os procedimentos a serem seguidos para o registro da ocorrência e investigação do caso.
Marechal Cândido Rondon: Dois usuários são flagrados com maconha perto de ginásio e circo
Durante patrulhamento pela Rua Rio Grande do Norte, em Marechal Cândido Rondon, por volta das 20h20 de segunda-feira (14), uma equipe policial avistou dois indivíduos sentados no gramado próximo ao Ginásio de Esportes Ney Braga. Ao perceberem a aproximação da viatura, os homens se levantaram com a intenção de deixar o local. A área é conhecida pelo frequente uso de drogas, e nas proximidades há um circo com grande circulação de crianças.
Diante da atitude suspeita e da localização, a equipe policial procedeu à abordagem e identificou os indivíduos, que confirmaram ser usuários de maconha. Na busca pessoal, foi encontrada na mochila de um deles uma porção da droga, envolta em papel seda e pronta para consumo, com peso aproximado de 0,8 gramas.
Diante dos fatos, os dois homens foram encaminhados à sede da 2ª Companhia da Polícia Militar para a confecção do Boletim de Ocorrência. A droga foi apreendida, e foi expedido um Termo de Comparecimento para os envolvidos, que deverão se apresentar em juízo posteriormente.
Marechal Cândido Rondon: Grávida denuncia companheiro por violência doméstica e ameaças
Uma equipe da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada via central de operações por volta das 21h25 de segunda-feira (14) para atender uma ocorrência de violência doméstica e familiar em uma residência localizada na Rua Edgar Schiessel, no Bairro Sol Nascente.
No local, os policiais conversaram com a solicitante, que relatou ter sido ameaçada e ofendida pelo seu companheiro, que a teria chamado de “vagabunda, puta, piranha”. Ela informou que essa não era a primeira vez que ocorria tal situação, e que o autor faz uso diário de bebida alcoólica, tornando-se agressivo sob efeito do álcool.
A vítima também relatou que, no dia anterior, seu companheiro possuía uma espingarda em casa, a qual, segundo ela, foi retirada da residência na tarde de segunda-feira pelo irmão dele. Com a devida autorização, a equipe policial realizou buscas na casa, mas nenhuma arma foi localizada.
A solicitante, que está grávida de três meses, manifestou temer por sua vida e pela segurança de suas quatro filhas menores, que residem com ela. Ela expressou o desejo de representar criminalmente contra o autor dos fatos e requereu medidas protetivas de urgência. Diante da situação, as partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para que as medidas cabíveis fossem tomadas.
Rádio Toledo com informações do 19º BPM