Novo Hospital Bom Jesus de Toledo está próximo de se tornar realidade, garante Deputado Federal Sperafico

Reunião na Secretaria de Saúde do Paraná discute construção da nova sede do Hospital Bom Jesus de Toledo. (Foto: Sesa-PR)

Com 270 leitos previstos na primeira fase, nova sede atenderá demanda regional reprimida por serviços hospitalares e reforçará a estrutura de saúde pública do Oeste do Paraná

Toledo, PR, 25 de abril de 2025 – O Deputado Federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) esteve esta semana na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.

Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.

A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de R$ 75 milhões, com recursos assegurados por meio de parceria entre o Governo do Estado do Paraná e a Itaipu Binacional.

“Será um marco na saúde pública da região. Hoje demos um passo importante para a concretização desse sonho. Há muito tempo o Hospital Bom Jesus necessita de um novo prédio. É uma entidade referência no atendimento da saúde pública da nossa região, e agora está prestes a receber a estrutura que merece,” afirmou o deputado Sperafico, que tem acompanhado de perto todas as etapas do projeto.

O encontro contou com a presença do diretor Ian Sonda, representando o secretário estadual de Saúde Beto Preto; do prefeito de Toledo, Mario Costenaro; do deputado federal Elton Welter; do deputado estadual Hussein Bakri; de vereadores de Toledo e de representantes da HOESP.

Demanda regional e estrutura ampliada

O atual Hospital Bom Jesus conta com 212 leitos, sendo cerca de 74% destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade hospitalar realiza, em média, 2,5 mil atendimentos mensais no pronto-atendimento, 650 cirurgias e cerca de 250 nascimentos por mês, atendendo os 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

Segundo dados do IBGE, cerca de 453 mil pessoas vivem na região, das quais 78% dependem exclusivamente do SUS. Atualmente, são disponibilizados 864 leitos hospitalares, enquanto o Ministério da Saúde aponta a necessidade de 1.438 leitos, evidenciando a urgência na ampliação da capacidade hospitalar.

Além do aumento no número de leitos, o novo hospital trará modernização da estrutura física, novos serviços – como a implantação de uma UTI Pediátrica – e a possibilidade de atendimento mais ágil e qualificado à população.

Veja Também

Toledo é destaque na geração de empregos em 2025 com mais de 2,3 mil vagas em fevereiro

Município do oeste paranaense acumula saldo positivo expressivo desde janeiro, com fevereiro registrando mais de …