Inúmeros animais são flagrados às margens do Rio Paraná, mas uma das aparições menos comuns é a da onça pintada. Neste começo de semana, pescadores de Porto Rico e Querência do Norte conseguiram flagrar o maior felino das Américas. As informações são do Portal da Cidade Loanda.
O primeiro registro foi feito no domingo, 23, pelo vendedor Everton Lyra, de Querência do Norte. Ele afirma que estava pescando no Rio Paraná quando viu a onça de longe, deitada às margens do rio em uma ilha no distrito de Porto 18. Em poucos segundos de filmagem o animal voltou para a mata.
O segundo flagra foi do guia de pesca Carlos Garbin, conhecido como Kirela, feito nesta segunda-feira, 24. Como se soubesse que estava sendo admirada, a onça caminhou e fez poses para a câmera às margens do rio, perto da Ilha Moema.
“Aqui não é Pantanal, não, viu?! Aqui é Porto Rico”, brincou um dos pescadores que acompanhavam Kirela no barco. Ele disse que não é a primeira vez que vê o felino na região, mas que raramente consegue se aproximar para filmar.
Apesar de parecer raridade, o biólogo do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), Vinícius Maccarini, afirma que é comum esses animais aparecerem na região.
“Isso acontece porque no lado do Mato Grosso do Sul existe o parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e o parque de Naviraí. Essas duas áreas protegidas somam mais de 90 mil hectares que se assemelham ao bioma do Pantanal, então as onças gostam muito”, explica.
Maccarini ainda pontua que não é possível afirmar, sem uma análise de comparação, se o animal de ambos os vídeos é o mesmo.