
Ocorrências em Toledo, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Nova Santa Rosa e Pato Bragado.
Toledo, PR – O 19º Batalhão de Polícia Militar divulgou as ocorrências atendidas nesta segunda-feira (26) em sua área de atuação, que inclui Toledo e cidades vizinhas. Entre os registros, destacam-se fugas da Casa de Semiliberdade em Toledo, casos de furto qualificado e estelionato em Pato Bragado, além de desentendimentos e ameaças em outras localidades.
Toledo: Menores flagrados com drogas e fuga da Casa de Semiliberdade
Em Toledo, por volta das 22h54min, a Polícia Militar foi acionada na Casa de Semiliberdade, no Jardim Coopagro, após três menores serem flagrados fumando uma substância análoga à maconha. Segundo o agente de segurança, ele sentiu o odor vindo do quarto e, ao abrir a porta, encontrou os menores consumindo o cigarro. No momento em que o agente ligou para a PM, dois dos menores, junto com outro que estava em outro quarto, pularam o muro da Casa – que estava com a cerca elétrica em manutenção – e fugiram. O cigarro de maconha, pesando 0,4 gramas, foi apreendido e entregue na 20ª SDP. Apesar do patrulhamento, os fugitivos não foram localizados.
Posteriormente, via COPOM, a equipe policial abordou dois indivíduos na Avenida Maripá, próximo à capela mortuária, que foram identificados como os menores que haviam fugido da Casa de Semiliberdade. Ambos foram encaminhados à 20ª SDP para registro da ocorrência e, em seguida, entregues ao responsável pela Casa de Semiliberdade.
Marechal Cândido Rondon: Desentendimento por guarda de cachorro
Em Marechal Cândido Rondon, às 12h01min, a equipe foi acionada para atender uma situação de desentendimento na Rua Espírito Santo. Um homem relatou que sua ex-companheira, da qual está separado há dois meses, tentou levar seu cachorro de estimação. A mulher alegou que o cão havia sido presenteado a ela durante o relacionamento. As partes foram orientadas sobre os procedimentos legais para a divisão de bens.
Quatro Pontes: Bicicleta abandonada encontrada em lavoura
Em Quatro Pontes, às 14h30min, a equipe recebeu informações sobre uma bicicleta abandonada em uma lavoura. No local, foi encontrada uma bicicleta Dropp, preta com detalhes azuis, que foi levada ao destacamento. Até o momento, o proprietário não foi localizado e não há registro de furto vinculado ao objeto.
Mercedes: Danos em plantas medicinais de pastoral
Em Mercedes, por volta das 16h30min, a coordenadora do Conselho Pastoral de Saúde Alternativa compareceu ao destacamento relatando que, ao chegar ao lote da pastoral, encontrou diversas plantas e árvores cortadas, aparentemente por motosserra. Essas plantas são cultivadas para tratamentos fitoterápicos, e o dano causará prejuízos à pastoral. A coordenadora mencionou que, dias após o proprietário do terreno vizinho podar árvores de seu lote, as plantas da pastoral também foram encontradas cortadas. A vítima foi orientada e o boletim encaminhado à 47ª Delegacia.
Nova Santa Rosa: Ameaça em hospital e apropriação indébita de motocicleta
Em Nova Santa Rosa, às 07h20min, a Polícia Militar foi acionada no hospital para verificar uma situação de ameaça. Um médico informou que um homem tentou furar a fila de atendimento, invadiu o consultório e proferiu xingamentos e ameaças, dizendo “você vai ver” e reclamando da demora. O indivíduo não estava mais no local quando a equipe chegou. O boletim de ocorrência foi registrado e a parte orientada.
Mais tarde, às 19h30min, uma mulher compareceu ao DPM de Nova Santa Rosa relatando apropriação indébita. Ela, que está separada de seu ex-convivente, informou que possuíam uma motocicleta Honda/NXR160 Bros, que ficou com ele por comum acordo. No entanto, o ex-convivente vendeu a moto em 24 de maio de 2025 sem a anuência dela e se recusou a vendê-la à ex-companheira. A vítima foi orientada e o BOU encaminhado à 47ª DRP.
Pato Bragado: Furto em loja e golpe de empréstimo online
Em Pato Bragado, por volta das 14h00min, a equipe policial de Entre Rios do Oeste foi acionada para atender um caso de furto qualificado em uma loja na Rua Florianópolis. A solicitante informou que na madrugada do dia 24 de maio de 2025 (sábado), notou que haviam entrado pela janela do banheiro dos fundos e levado cerca de R$ 80,00 em notas diversas do caixa. Um vaso de planta provavelmente foi quebrado durante o furto. O local não apresentava sinais de arrombamento, e a janela teria ficado apenas encostada. As câmeras de monitoramento estavam inoperantes naquele dia. A vítima foi orientada e o boletim encaminhado à Polícia Civil.
Às 20h20min, um solicitante compareceu ao destacamento da Polícia Militar de Pato Bragado relatando ter sido vítima de um golpe na internet. Ele buscou o Banco BMG no Google, simulou um empréstimo e, para efetivar a operação, contatou um número de WhatsApp (11) 96669-2718. Foi cobrada e paga uma taxa de R$ 200,00 referente à assinatura digital do contrato. Posteriormente, outro atendente, usando um novo número de WhatsApp (43) 9147-7879, solicitou mais informações. Foi então que a vítima desconfiou e, após pesquisas, percebeu que havia caído em um golpe. Ele conseguiu rastrear o número (43) 9147-7879, que apontava para Londrina/PR. A vítima foi orientada e o boletim encaminhado à 47ª Delegacia de Polícia Civil.
Rádio Toledo com informações do 19º BPM