
Lei sancionada equipara função à das escolas, marcando avanço na valorização da educação infantil municipal.
A Prefeitura de Toledo oficializou, em cerimônia no Auditório Acary de Oliveira, a criação do cargo de coordenador pedagógico para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A Lei Nº 2.896/2025, sancionada pelo prefeito Mario Costenaro, altera o Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores municipais, estendendo aos Cmeis uma função até então exclusiva das escolas. O ato contou com a participação de diretores dos 30 Cmeis do município, representantes do Ser Toledo, da Secretaria de Recursos Humanos e da Câmara de Vereadores.
A secretária da Educação, Janice Salvador, destacou a relevância da medida para a valorização dos profissionais da educação infantil. Ela relembrou a trajetória do segmento em Toledo, desde sua incorporação à Assistência Social até a atualidade, enfatizando o trabalho contínuo dos profissionais em prol da educação municipal. “Este é um momento festivo e histórico, fruto do esforço de muitos. A equiparação da gratificação do cargo de coordenador pedagógico dos Cmeis com a das escolas demonstra a importância que a gestão municipal atribui à educação infantil”, ressaltou Janice.
Leia também:
- Educação de Toledo dá posse a 25 professores e atinge marca de 300 contratações em 2025
- Alunos de Toledo recebem primeira parte dos kits escolares para 2025
- Prefeitura de Toledo planeja instalação de câmeras em escolas e Cmeis
O vice-prefeito, Lucio De Marchi, expressou seu orgulho em integrar a administração que concretiza esse reconhecimento. Já o prefeito Mario Costenaro salientou o papel transformador da educação para o desenvolvimento do município, com a base sendo construída nos Cmeis. “Investir em recursos humanos na educação infantil é fundamental. Estamos muito contentes em sancionar esta lei, que valoriza os profissionais que atuam na formação inicial de nossos cidadãos”, afirmou o prefeito, agradecendo o apoio do sindicato dos servidores e da Câmara de Vereadores na aprovação do projeto.
A nova lei atende aos 30 Cmeis de Toledo, que atualmente acolhem crianças de zero a três ou quatro anos de idade, e equipara a gratificação dos coordenadores pedagógicos dos Cmeis à dos coordenadores das escolas municipais. A medida é vista como um importante passo para o fortalecimento e a qualidade da educação infantil no município.
Vida Assessoria de Comunicação do Município de Toledo