
Comitiva da companhia estadual apresenta projetos de parceria para reduzir o déficit habitacional no município; encontro é fruto de visita do prefeito Costenaro a Curitiba.
Uma reunião entre representantes da Regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a equipe da Prefeitura de Toledo, incluindo o prefeito Mario Costenaro e o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Ronald Peixoto Drabik, marcou um importante passo para a ampliação da oferta de moradias populares no município. O encontro, realizado nesta semana, teve como objetivo a apresentação de projetos de parceria entre os órgãos, visando diminuir o déficit habitacional de famílias de baixa renda em Toledo.
O prefeito Mario Costenaro relembrou a visita que fez ao presidente da Cohapar, Jorge Lange, no início do mês, em Curitiba, como o pontapé inicial para esta nova etapa de diálogo. “Foi uma ótima conversa que nos trouxe até esta reunião, onde pudemos conhecer outros projetos e alinhar questões técnicas extremamente importantes para acelerar processos e identificar possíveis novas áreas para mais residências populares”, celebrou o prefeito.
Entre os temas centrais da reunião, o diretor regional da Cohapar, Gerson Paranhos, destacou o programa Casa Fácil e o projeto do Condomínio do Idoso. “Uma obra muito importante para o município e que atenderá pessoas com 60 anos ou mais”, comentou Paranhos. O novo condomínio será edificado em uma área de 9 mil m² cedida pelo município no Jardim Coopagro, vizinho ao já existente Condomínio Recanto Feliz, também destinado ao público idoso.
O Condomínio do Idoso contará com 40 unidades habitacionais, além de um centro de convivência e uma horta comunitária, proporcionando mais qualidade de vida aos futuros moradores. “Para trazer benefício para o idoso, que poderá morar sozinho ou então poderá ser o casal”, acrescentou Paranhos.
Durante o encontro, foram apresentadas ainda propostas para a construção de moradias nos distritos de Vila Nova e Novo Sarandi, bem como detalhes sobre o programa Casa Fácil. “Esse é um programa do Governo do Estado, onde o nosso governador Ratinho Júnior, através da Cohapar, destina R$ 20 mil, no valor da entrada, para pessoas que ganham de um a quatro salários mínimos. É um subsídio muito importante”, enfatizou o diretor regional da Cohapar.
Gerson Paranhos se mostrou otimista com o futuro das parcerias entre a Cohapar e Toledo. “A expectativa é de muitos bons projetos serem construídos em Toledo pelos próximos anos. O prefeito Costenaro deixou as portas abertas aqui para, quando a Cohapar tiver bons projetos, vir tratar aqui com ele e poder ajudar a população que quer construir sua casa”.
O secretário Ronald Drabik também ressaltou a relevância do novo Condomínio do Idoso, inserido no programa Viver Mais. “Pela convivência e pelos trabalhos já realizados e pelo que Toledo já vem apresentando de muitos projetos que estão vinculados com a Cohapar, agora nós estamos com o projeto do Viver Mais, atendendo 40 pessoas com mais de 60 anos”.
Drabik reforçou a determinação do prefeito Mario Costenaro em identificar novas áreas para a construção de habitações populares. “Nós estamos trabalhando e verificando locais que tenham essa possibilidade. Tenho certeza que a Cohapar será parceira em alguns deles e o município tem muitas unidades para lançar agora nos próximos anos”.
Via Assessoria de Comunicação do Município de Toledo