
Prefeito Mario Costenaro articula apoio de deputados, governo estadual e Hoesp para viabilizar a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus e discute outros avanços para o setor.
Em uma terça-feira (22) marcada por intensas articulações em Curitiba, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, liderou discussões estratégicas visando a captação de recursos essenciais para o fortalecimento da saúde na sua cidade e região. O foco principal dos encontros foi a viabilização da construção da nova e moderna sede do Hospital Bom Jesus, um projeto de grande impacto para a assistência médica local.
A primeira reunião do dia reuniu figuras importantes como os deputados federais Dilceu Sperafico e Elton Welter, os deputados estaduais Hussein Bakri e Gugu Bueno, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ian Sonda – representando o secretário Beto Preto –, os vereadores toledanos Jairo Cerbarro e Roberto de Souza, e membros do Conselho de Administração da Hoesp (Hospital Oeste do Paraná): Cláudio Tomuo Hayashi, Adenir Bortoloto e Luciano Schneider, além da superintendente da instituição, Zulnei Bordin.
Na pauta central do encontro, a busca por recursos financeiros que impulsionem a construção da nova estrutura hospitalar. A superintendente Zulnei Bordin expressou otimismo em relação ao avanço do projeto, especialmente após a emissão do Alvará de Licença pela prefeitura de Toledo no mês de março. “Temos a expectativa de começar essa importante obra o mais breve possível, para que possamos ofertar um número maior de leitos para toda região, além disso, garantir a continuidade de uma assistência de qualidade, e ainda trazer mais conforto aos pacientes e acompanhantes”, declarou Bordin, evidenciando a urgência e a importância da nova sede.
A futura instalação do Hospital Bom Jesus será erguida em um terreno de 50 mil metros quadrados, generosamente doado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), câmpus Toledo. A fase inicial do projeto prevê a implantação de uma estrutura com capacidade para 270 leitos, ampliando significativamente a oferta de atendimento hospitalar na região.
Após a reunião, o prefeito Mario Costenaro destacou o caráter produtivo do encontro, ressaltando o alinhamento de esforços entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional para acelerar a concretização da obra. “A reunião de alinhamentos sobre a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus serviu para uma melhor orientação por parte do Governo do Estado e da Itaipu Binacional no sentido de agilizar a obra”, afirmou o prefeito, demonstrando confiança nos próximos passos do projeto.
Em um segundo momento, ainda em Curitiba, o prefeito Costenaro teve a oportunidade de apresentar ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, outras demandas e questões relevantes para a saúde do município de Toledo. Ao final do encontro, Costenaro sinalizou avanços promissores para a área. “O secretário deverá fazer uma visita a Toledo em breve para anunciar novidades que representarão avanços importantes na nossa saúde”, concluiu o prefeito, gerando expectativa na comunidade local por futuras melhorias no sistema de saúde.
Via Secretaria de Comunicação do Município de Toledo