
Inspeção detalhada abrange equipamentos e procedimentos de comunicação, visando a regularização para voos comerciais.
O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, Paraná, passou por uma inspeção minuciosa da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira (6). A equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em colaboração com a empresa MVS, conduziu a vistoria para verificar a conformidade da infraestrutura técnica e operacional do aeroporto com as normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O foco principal da inspeção recaiu sobre os sistemas de comunicação e a sala de rádio.
Durante a inspeção, foram avaliados os procedimentos operacionais, a qualificação do pessoal e a adequação dos equipamentos às exigências legais. A previsão é de que um relatório preliminar com os apontamentos da vistoria seja emitido em até três dias. Dez dias após a inspeção, um relatório final detalhado apresentará um panorama completo da situação da estação aeroportuária, indicando se ela está apta a operar ou se necessitará cumprir exigências para retomar suas atividades.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Toledo, Thiago D’Arisbo, enfatizou a importância da vistoria, mesmo sendo um procedimento de rotina. Segundo ele, a ação é crucial para manter a regularidade do funcionamento do aeroporto e faz parte dos esforços da prefeitura para restabelecer a operação de voos comerciais regulares. “A prefeitura de Toledo, juntamente com outras ações, busca todos os esforços para restaurar a possibilidade de o nosso aeroporto receber uma viação regular comercial e em breve operar novamente com uma companhia aérea como a Azul operou aqui até 2023. Essa estrutura que está sendo avaliada hoje, ela faz parte e é determinante para esse tipo de operação aqui no nosso município de Toledo”, destacou D’Arisbo. A expectativa é que a regularização do aeroporto impulsione o desenvolvimento econômico e o turismo na região.
Via Secretaria de Comunicação Social de Toledo