
Toledo, PR – 07 de maio de 2025 – A Prefeitura de Toledo, através de diversas secretarias e em parceria com a iniciativa privada, preparou uma extensa programação para o Maio Amarelo, campanha que visa alertar a população sobre a importância da segurança viária e a necessidade urgente de reduzir o número de acidentes de trânsito. Cerca de 20 atividades estão agendadas para ocorrer em diferentes pontos da cidade, empresas e repartições públicas até o dia 31 de maio.
Blitz educativa na Parigot de Souza abre a programação do Maio Amarelo
A abertura oficial das ações do Maio Amarelo em Toledo aconteceu no último sábado (3) com uma blitz educativa realizada na Avenida Parigot de Souza, nas proximidades da empresa Prati-Donaduzzi. A iniciativa, promovida pela Rádio Massa FM com o apoio da Guarda Municipal de Toledo, terá continuidade em todos os sábados do mês, das 9h às 11h, em locais estratégicos da cidade. No dia 10, a blitz será nos arredores da Praça Willy Barth; no dia 17, no cruzamento das avenidas Ministro Cirne Lima e Maripá; no dia 24, na esquina da Rua Almirante Barroso com a Largo São Vicente de Paulo; e o encerramento da campanha, no dia 31, ocorrerá na Rua Primeiro de Maio, próximo ao Terminal Rodoviário da Vila Pioneira.
Ações pedagógicas e programa vida no trânsito complementam a programação
Além das blitze educativas, a programação do Maio Amarelo em Toledo inclui diversas ações pedagógicas voltadas para o público infantil. O EducaTrânsito, uma parceria entre a Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST) e a Secretaria da Educação (Smed), levará atividades especiais para alunos do 4º ano da rede municipal. Já o projeto “Pequenos condutores, trânsito legal”, desenvolvido em conjunto pela SMST, Smed e Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), proporcionará experiências práticas de direção defensiva com bicicletas nos dias 14 de maio, às 14h, na Escola São Luiz (São Luiz do Oeste); 23 de maio, nos períodos da manhã e da tarde, na Escola Egon Werner Bercht (Vila Industrial); e 30 de maio, também em dois turnos, na Escola Osvaldo Cruz (Vila Nova).
Toledo também integra o Programa Vida no Trânsito (PVT), uma estratégia intersetorial coordenada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir fatalidades e lesões graves no trânsito. Dentro desta iniciativa, o município realizará duas abordagens educativas: no dia 16, às 9h, na Avenida José João Muraro, serão distribuídas antenas corta-pipas para motociclistas; e no dia 28, também às 9h, a esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Largo São Vicente de Paulo será palco de ações focadas na segurança dos pedestres.
Empresas e repartições públicas engajadas na conscientização
Segundo Rafael Rodrigo da Fonseca, coordenador do EducaTrânsito, outras atividades estão sendo planejadas em colaboração com empresas e repartições públicas de Toledo. O objetivo é ampliar a mensagem da campanha e fortalecer o compromisso do município com um trânsito mais seguro para todos. “O Maio Amarelo é um movimento de alcance global que busca sensibilizar a sociedade sobre a sua participação na redução dos índices de mortes e feridos no trânsito”, ressalta Fonseca. Ele ainda convida as empresas interessadas em disseminar a mensagem entre seus colaboradores a entrarem em contato com o EducaTrânsito pelo número (45) 3196-2358 para agendar palestras ou obter apoio institucional para ações de conscientização.