
Mandados cumprem desdobramento de investigação contra tráfico no Sul e Sudeste.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Kryos, focada em desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Toledo (PR) e Balneário Piçarras (SC). O objetivo é desmantelar o grupo responsável pela logística de envio e recebimento de entorpecentes.
Conexão com a Operação Drake e rota de drogas
A Operação Kryos é um desdobramento da Operação Drake, deflagrada em outubro de 2023, que levou à prisão de quatro policiais civis e à apreensão de 16 toneladas de maconha no interior do Rio de Janeiro.
As investigações atuais revelaram que a organização criminosa utilizava caminhões frigoríficos para transportar as drogas oriundas do Paraná. Os indivíduos agora investigados eram responsáveis por recrutar motoristas, preparar os veículos, monitorar as cargas e receber o material ilícito em comunidades cariocas.
Durante as diligências, foi constatada a participação direta dos alvos da Operação Kryos na negociação com os policiais civis presos na Oper Operação Drake. Eles atuavam na logística de envio e recebimento da droga, mantendo contato direto com as lideranças da facção criminosa envolvida no esquema.
Os investigados podem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa.
Via Setor de Comunicação Social da Polícia Federal