Durante a manhã desta terça-feira (14/01), o prefeito Mario Costenaro, acompanhado da secretária de Assistência Social, Simone Ferrari, visitou diversas instalações e conversou com os servidores do setor. O objetivo, de acordo com o prefeito, foi fazer alguns apontamentos quanto às estruturas físicas, “porém, identificamos a qualificação do nosso servidor e a dedicação em oferecer um serviço diferenciado dentro do serviço público como o grande diferencial do setor em nosso município”, disse o prefeito.
Costenaro visitou a Unidade Social Coopagro; o Certi Coopagro; o Florir Toledo, no Jardim Santa Maria; a Casa Abrigo II; o Certi da Pioneiro; a Unidade Social São Francisco; e ainda o CRAS do Santa Clara, localizado ao lado do CEU das Artes. Costenaro e a secretária Simone Ferrari ainda estiveram na antiga sede da Secretaria de Assistência Social, na Grande Pioneiro, onde verificaram a possibilidade de revitalização completa para reutilização do espaço.
Em muitos locais foram identificados problemas graves, com infiltrações nos telhados, espaços inadequados, entre outros.
Foco no ser humano – Mario Costenaro ressaltou mais uma vez o potencial de Toledo quanto ao desenvolvimento econômico, mas reforçou que “este desenvolvimento econômico tem de se transformar em serviços à comunidade”. Ainda segundo o prefeito, o foco prioritário neste momento será nas estruturas físicas, “mas sem esquecer do foco pedagógico e de pensar a Assistência Social de forma integrada, convergente com outras áreas do serviço público”, frisou.
A secretária Simone Ferrari enalteceu a iniciativa do prefeito “que está dando prioridade às instalações. Isso mostra a relevância que o setor tem dentro do atual governo”, afirmou a secretária que completou: “Precisamos restabelecer a dignidade e o acolhimento às pessoas, com uma maior valorização do servidor em estruturas com condições mínimas de trabalho”.
Projetos – Após as visitas o prefeito Mario Costenaro solicitou que a Assistência Social busque elencar as prioridades e elabore uma planilha com um levantamento das necessidades e custos. “Algumas ações são mais emergenciais e precisamos de agilidade para colocar numa condição melhor de uso por parte do usuário, mas também aos nossos servidores que merecem uma estrutura mais adequada”, finalizou Costenaro.