As Comissões e Frentes das quais o parlamentar participa estão, prioritariamente, ligadas ao agro
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Frente Parlamentar Mista da Pesca e da Aquicultura, Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite são alguns dos grupos de trabalho do Congresso Nacional dos quais o Deputado Federal Dilceu Sperafico (Progressistas/Paraná) é integrante titular.
Em comum, todos eles têm a forte atuação junto às questões ligadas ao agronegócio brasileiro. São por essas mesas que passam as discussões mais urgentes do setor.
“Essas nomeações são de extrema importância para a representatividade e defesa dos interesses dos setores agrícola, pecuário, cooperativista, pesqueiro, aquicultor e produtor de leite no Congresso Nacional”, definiu Dilceu, que tem um histórico de atuação nessas áreas. Ele afirmou ainda que está pronto para contribuir e trabalhar em prol desses setores vitais para a economia do país.
O AGRO NA MESA DE DISCUSSÃO
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural é uma das mais relevantes da Câmara dos Deputados, responsável por discutir e propor políticas públicas para o desenvolvimento rural e agropecuário brasileiro. Sperafico foi um dos fundadores da Comissão na casa há mais de 20 anos.
Já a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é uma das mais atuantes e influentes do Congresso Nacional, com mais de 260 deputados e senadores membros, que defendem os interesses da agropecuária brasileira e daqueles que nela atuam.
A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) representa os interesses de mais de 13 mil cooperativas existentes no Brasil, que geram milhões de empregos e contribuem de forma significativa para a economia do país.
Na Frente Parlamentar Mista da Pesca, Sperafico assume a vice-presidência da Aquicultura. O Paraná é o maior produtor de peixes no país, de acordo com dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR). O estado representa sozinho cerca de 22% da produção nacional, sendo o que mais produz tilápia no Brasil, sendo responsável por 34% de toda a produção nacional.
O foco da Frenloji é defender a desburocratização de projetos de concessões de rodovias, ferrovias, portos e, também, buscar agilidade a projetos nas áreas de armazenagem, dutos e energia.
Já Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite tem como objetivo discutir e propor políticas públicas para melhorar a produção e a comercialização do leite no país. Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul encabeçam a produção nacional.
Com a nomeação de Dilceu Sperafico para esses grupos de trabalho, espera-se que haja uma maior representatividade e defesa dos interesses dos setores produtivos no Congresso Nacional, tendo como um de seus principais representastes um parlamentar paranaense com ampla experiência no exercício de seu sétimo mandato.