
Terreno de 2.300 m² na Vila Industrial foi doado ao Ciasop em cerimônia durante a Assembleia da Amop, em Cascavel; unidade pioneira servirá de modelo para outros municípios do estado.
Toledo, PR – Um passo importante no combate à violência contra a mulher foi dado nesta sexta-feira (25) com a oficialização da doação do terreno para a construção da primeira Casa Abrigo Regional do Paraná. A área de 2.300 metros quadrados, localizada na Vila Industrial, em Toledo, foi transferida para o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) em um ato que reuniu importantes lideranças estaduais e municipais durante a 3ª Assembleia Ordinária de 2025 da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, e o presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Scharnoski, assinaram o documento que formaliza a cessão do terreno. As secretárias municipais de Toledo, Simone Ferrari (Assistência Social), Sheila Delava (Gabinete) e Eliane Bombardelli (Políticas para Mulheres), também marcaram presença na solenidade e aproveitaram a ocasião para entregar à secretária Leandre um documento com a solicitação de recursos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município.
Pioneirismo Regional e Urgência da Questão
Leandre Dal Ponte enfatizou a importância do Ciasop como “um Consórcio que é pioneiro e que vem trabalhando em conjunto com a Adamop para o acolhimento da mulher vítima de violência”. A secretária ressaltou as disparidades de gênero e a necessidade de ampliar as políticas de apoio às mulheres, lembrando que o governador Ratinho Junior tem priorizado o debate sobre a violência, visto que o Paraná ocupa a terceira posição no ranking de estados com maior número de feminicídios no Brasil.
“Apenas ano passado foram registrados 251 mil denúncias de violência e emitidas 70 mil medidas protetivas no Paraná. Estamos tratando o efeito de um problema que custa vidas, o futuro e custa dinheiro para os cofres públicos. Todos pagamos por essa realidade. Tratar os efeitos é complicado. Precisamos tratar a causa, mas este é um processo lento”, reforçou Leandre, sublinhando a complexidade do problema e a urgência de ações efetivas.
A secretária de Estado também abordou a necessidade de fortalecer a autonomia feminina e punir os agressores, reconhecendo que “estes números não são absolutos porque as mulheres não se sentem seguras em fazer as denúncias”. Leandre anunciou que o modelo da casa idealizado pelo Ciasop servirá de inspiração para a implementação em outros municípios paranaenses.
Toledo Assume Protagonismo no Desenvolvimento Social
Para o prefeito Mario Costenaro, Toledo demonstra seu compromisso com o desenvolvimento regional ao destinar a área para a construção da Casa Abrigo Regional. “Todos somos protagonistas e responsáveis pelo crescimento da sociedade. Precisamos valorizar e integrar cada vez mais a mulher no desenvolvimento social. Temos ainda muito a fazer e nossa equipe está à disposição para fazer do Paraná um estado cada vez melhor”, declarou o prefeito toledano.
Enquanto a nova unidade é construída, uma casa já foi alugada e está passando por reformas para iniciar o atendimento emergencial a partir de setembro.
Apoio da Amop e Desafios Futuros
O presidente da Amop, Rodrigo Scharnoski, parabenizou a sensibilidade de Toledo em relação ao tema e destacou a relevância do momento, embora reconheça que ainda há um longo caminho a percorrer. “Ficamos felizes que o projeto da Amop passa a ser um projeto piloto para todos os municípios e hoje temos o primeiro consórcio do país. É o Oeste sendo pioneiro e precisamos agradecer a cada um que ajudou na construção deste momento”, concluiu Scharnoski.
Via Secretaria de Comunicação Social do Município de Toledo