
Mario Costenaro formaliza novas secretarias e alterações em pastas existentes; leis de utilidade pública para ligas esportivas e transparência em horários da saúde também são sancionadas em ato com vereadores.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, sancionou nesta terça-feira (15) um pacote de quatro leis, incluindo a aguardada reforma administrativa, um dos pilares do plano de governo da atual gestão. A cerimônia de assinatura ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença do vice-prefeito, Lucio De Marchi, de vereadores e seus respectivos assessores, além de secretários municipais.
A principal das leis sancionadas, a de número 2.902, datada de 15 de abril de 2025, redefine a estrutura de órgãos e cargos em comissão da administração direta do Poder Executivo de Toledo. A nova legislação estabelece a criação de três novas secretarias com o objetivo de otimizar a gestão municipal e atender demandas específicas da população: Secretaria de Comunicação, Secretaria da Mulher e a Secretaria de Agricultura e Proteína Animal.
Além da criação de novas pastas, a reforma administrativa também promoveu alterações nos nomes de secretarias já existentes, visando refletir de forma mais precisa suas áreas de atuação e prioridades. A Secretaria do Planejamento passa a denominar-se Secretaria do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade; a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo agora será conhecida como Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social foi renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância e Juventude, Pessoa Idosa e Família.
Durante o ato de sanção, o prefeito Costenaro também formalizou outras três leis de relevância para o município. As leis nº 2.899 e nº 2.900, ambas de 14 de abril de 2025, de autoria dos vereadores Luís Fritzen e Ricardo Santos, respectivamente, declaram de utilidade pública municipal a Liga de Bocha de Toledo e a Liga de Futebol de Toledo. Representantes das referidas ligas esportivas estiveram presentes na cerimônia, prestigiando a sanção das leis que reconhecem a importância de suas atividades para a comunidade local.
Leia também:
- Toledo: 116 ações marcam os 100 primeiros dias da gestão Costenaro/De Marchi
- Cmeis de Toledo têm coordenação pedagógica oficializada
- Prefeitura de Toledo leva “Prefeitura na Rua” ao Jardim Coopagro
A quarta lei sancionada foi a de nº 2.901, de 15 de abril de 2025, proposta pela vereadora Olinda Fiorentin. Esta lei estabelece a obrigatoriedade de ampla divulgação dos horários de atendimento dos profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e demais unidades de pronto atendimento do município. Com a nova legislação, a Secretaria Municipal da Saúde passa a ser responsável por disponibilizar de forma clara e acessível uma relação contendo os nomes, especialidades e horários de atendimento de todos os profissionais de saúde em cada unidade.
Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o prefeito Mario Costenaro enfatizou a importância do diálogo e do debate construtivo para o desenvolvimento do município, valorizando o papel do Poder Legislativo. “Nós precisamos, realmente, de um Legislativo que seja crítico. Precisamos de vereadores que tenham essa responsabilidade de discutir e debater sobre o município. Eu gostaria que os senhores tivessem certeza da responsabilidade que tenho junto com meu vice, Lucio De Marchi, que pretendemos avançar muito, em prioridades, em agilidade, entendendo que o município cresce muito”, declarou Costenaro.
O chefe do Executivo também reforçou seu compromisso em manter uma comunicação aberta e ativa com os vereadores. “Reconheço o valor e a capacidade de cada um de vocês e quero que vocês tenham em mim alguém que possa vir conversar. Não é preciso concordar sempre, mas é importante que a gente converse e que procuremos construir sempre uma aliança melhor”, finalizou o prefeito, sinalizando a disposição da gestão em trabalhar em conjunto com o Legislativo em prol dos interesses da população de Toledo.
Via Assessoria de Comunicação do Município de Toledo